Brasil exporta cada vez mais produtos exóticos
Tapioca, óleo de babaçu, cabelo, baralho,
peixes ornamentais e barbatanas de tubarão. O país vende cada vez mais
produtos inusitados, inclusive de design, diversificando a pauta de
exportação
Cristiane Bonfanti
Publicação: 27/05/2012 08:00 Atualização:
O Brasil está diversificando a sua pauta de exportações. Produtos considerados exóticos e, muitas vezes, de pouco valor para os brasileiros estão levando o país a abrir portas fora de suas fronteiras. Pé de galinha, óleo de babaçu, peixes ornamentais, fios de cabelo, fogos de artifício e até baralho e escovas de dente figuram na variada lista de itens vendidos ao exterior, onde começam a aparecer também produtos fruto de inovação, como é o caso dos ventiladores Spirit, criado pelo designer Guto Índio da Costa, premiado em feiras na Alemanha e Itália. O ventilador com luz interna e apenas duas pás, com diversas opções de cor tornou-se objeto do desejo à venda em lojas de Londres, Paris, Milão e Berlim.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) levantados a pedido do Correio mostram que, somente no ano passado, a venda de miúdos de frango — como pés, coração, moela — para o exterior movimentou US$ 4,4 bilhões, um aumento de 25,7% ante 2010. Nos primeiros quatro meses deste ano, o valor chegou a US$ 1,4 bilhão. O principal mercado consumidor é o Japão, seguido de Hong Kong, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Cingapura e África do Sul.
A matéria completa você lê na edição do Correio Braziliense
Cristiane Bonfanti
Publicação: 27/05/2012 08:00 Atualização:
O Brasil está diversificando a sua pauta de exportações. Produtos considerados exóticos e, muitas vezes, de pouco valor para os brasileiros estão levando o país a abrir portas fora de suas fronteiras. Pé de galinha, óleo de babaçu, peixes ornamentais, fios de cabelo, fogos de artifício e até baralho e escovas de dente figuram na variada lista de itens vendidos ao exterior, onde começam a aparecer também produtos fruto de inovação, como é o caso dos ventiladores Spirit, criado pelo designer Guto Índio da Costa, premiado em feiras na Alemanha e Itália. O ventilador com luz interna e apenas duas pás, com diversas opções de cor tornou-se objeto do desejo à venda em lojas de Londres, Paris, Milão e Berlim.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) levantados a pedido do Correio mostram que, somente no ano passado, a venda de miúdos de frango — como pés, coração, moela — para o exterior movimentou US$ 4,4 bilhões, um aumento de 25,7% ante 2010. Nos primeiros quatro meses deste ano, o valor chegou a US$ 1,4 bilhão. O principal mercado consumidor é o Japão, seguido de Hong Kong, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Cingapura e África do Sul.
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